Dieta Paleo e alimentos liberados

Espaço para trocarmos informações sobre os alimentos liberados e restritos da Dieta Paleo

Vídeo: Dieta Paleo – alimentos permitidos

Anotações Natugood

Nas dietas paleo, nossa alimentação não inclui açúcar, grãos e alimentos processados. A alimentação será baseada em vegetais, exceto grãos (principalmente excluindo trigo, milho e outros como o arroz) e leguminosas. Amendoins não são permitidos, batata contém alto índice glicêmico.

As massas, biscoitos, bolos e doces, assim como todos os derivados dos grãos também não são alimentos permitidos na Dieta Paleolítica.

Depois das verduras, nós adicionamos também carnes, peixes, frutos do mar, aves e ovos. Os peixes e frutos do mar estão entre os alimentos mais nutritivos que podemos comer.

Repare que os livros do Loren Cordain são contra o bacon por dois grandes motivos: muito sal e muita gordura. Loren Cordain recomenda carnes magras e pra evitarmos os embutidos (salsichas, linguiças) pois contém muita gordura, muito omega 6 e pouco omega 3, além de nitritos e nitratos que podem inclusive induzir câncer.

Frutas estão liberadas desde que não sejam em excesso ou venham em forma de conserva, em calda ou com açúcar adicionado, como é o caso de algumas frutas secas ou cristalizadas.

Para óleos, utilize óleo de linhaça, óleo de nozes, azeite de oliva ou óleo de abacate.

Não utilize: óleo de canola, óleo de milho, óleo de soja ou margarina.

O sal também é moderado. Loren Cordain fala para evitarmos molhos de salada prontos, bacon, catchup, azeitonas enlatadas, picles, tudo o que a gente compra em pacotinho que vem já salgado.

Loren Cordain também recomenda evitar laticínios, incluindo queijo, manteiga, cremes, sorvete e até o leite, seja integral ou desnatado.

Referências:
The Paleo Diet Revised: Lose Weight and Get Healthy by Eating the Foods You Were Designed to Eat, Loren Cordain
The Paleo Diet Cookbook: More Than 150 Recipes for Paleo Breakfasts, Lunches, Dinners, Snacks, and Beverages, Loren Cordain
Dieta Low-Carb e Paleolítica: Como Devo Comer? Comida de verdade. José Carlos Souto
Dieta Atkins e Dieta Paleo – Opinião. Natugood, Conversa gravada com Cristiano Oliveira

Receba mais vídeos exclusivos por email

Discussão

Você também já experimentou a Dieta Paleolítica? Que resultados você teve com elas?

Conhece algum tipo de crítica importante a ser compartilhada com toda a nossa Comunidade sobre os temas discutidos?

Você é medica(o), nutricionista, terapeuta ou profissional de saúde e pode dar também sua opinião sobre o que discutimos?

Entre em contato conosco para continuarmos produzindo melhores materiais. Clique aqui para começar.


Comentários

Olá Seiiti! O vídeo está excelente! Eu, que tinha minhas restrições à Dieta Paleo, percebi que o que me faltava eram informações objetivas. Já considerava muito positivo o corte de alimentos industrializados e acho que a soja e o milho não são mais os mesmos de dois mil anos atrás. Adoro nozes, castanhas e como meu pai tem uma pequena horta e pomar, temos tomates, temperos, gengibre, romãs, pitangas, phisalys, cerejas, sem agrotóxicos. Achei muito legal você ter salientado o cuidado de verificar se os animais são alimentados com pasto e não com ração, comprar de pequenos produtores locais.
Mara Simm
Participante

Oi Mara! Que coisa boa ter uma horta tão rica como essa!
Tenho gostado muito de ver que as opções dos produtores locais muitas vezes superam muito o que encontramos nos hipermercados. Hoje voltei pra casa com vários ingredientes fresquinhos ?
Seiiti Arata – natugood
Moderador

Melhorei muito minha alimentação em 1 ano e meio, desde então não tomei mais refrigerante, diminui o consumo de outros alimentos industrializados, em troca adquire o hábito de comer maça, banana, mamão e outras frutas quase todo dia, como legumes quase sempre quando vou trabalhar, como sempre no restaurante. Creio que precisarei adquirir o habito de comprar verduras, carnes, legumes para comer em casa, pois ainda em menor quantidade costumo comer pão, biscoito de sal, leite quase todo dia.
marcellobh
Participante

Uma das coisas que mais fez diferença rápida para mim foi abandonar refrigerantes. Quando o corpo desacostuma, é muito estranho experimentar de novo: é melado demais! Tenho certeza que você consegue desenvolver todos os hábitos que deseja. Precisando de alguma ajuda, pode conferir este vídeo sobre construção de hábitos.
Seiiti Arata – natugood
Moderador

Creio que mudar para essa dieta ou qualquer outra tem que ser devagar, não da para trocar toda alimentação de uma só vez, como falei não tomo mais refrigerante quase dois anos, implementando pequenas mudanças na alimentação adquirindo com isso novos hábitos parece ser a melhor opção.
marcellobh
Participante

Concordo! No vídeo sobre mudança de hábitos nós falamos bastante sobre a construção do triângulo que ajudará. Tem que ser pouco a pouco mesmo.
Seiiti Arata – natugood
Moderador

Pessoal, não esqueçam de investir dedicação nessa “dieta”.
Coisas simples como: Não estocar grandes quantidades de alimento, senão vão desperdiçar. É muito comum comprar e depois perder na geladeira ou fora. Os alimentos precisam ser fresquinhos pra não haver desperdícios e aproveitar o novo estilo de vida. ?
Fabricio Alves Lopes
Participante

É verdade, Fabrício! Dito isso, aconteceu algo interessante por aqui nos meus hábitos: desde a primeira vez que pisei em supermercado pra comprar coisas pra minha cozinha, eu sempre fiquei longe da área de congelados.
Porém, cada vez mais estou passando a escolher alguns produtos específicos, como o espinafre congelado. Até onde verifiquei, certos alimentos conservam vários nutrientes importantes na forma congelada e nos dão muita praticidade.
Seiiti Arata – natugood
Moderador

eu faço a dieta paleo a 1 ano e não faço nenhuma restrição a gordura. O homem do paleolítico não dispensava a gordura e não faz sentido evitarmos. O que autores recomendam e que a gente coma animais normais não obesos.
smoliterno
Participante

Olá Seiti!
Retirar os laticínios por completo da nossa dieta não pode ser perigoso?
Como ficaria neste caso a reposição do cálcio?
Kelle
Participante

Muito interessante os seus vídeos. (estou a fazer o produtividade ninja, que tem ajudado a melhorar a visão de mim próprio)
Sou vegetariano à 17 anos por opção, na realidade gosto mais de dizer que não como carnes ? para evitar estereótipos.
O que mais me identifico é a visão, que somos todos diferentes e não existe formula única para todos. Estudar, ler, pesquisar e experimentar o que funciona é sem dúvida o melhor.
O saber não ocupa espaço até pelo contrario melhoramos o funcionamento do nosso cérebro.
Obrigado Seiiti, continuação de bom trabalho. (estou a acompanhar com entusiasmo, afim de evoluir sempre)
PS: estou a escrever algumas matérias que irei enviar para vc, caso ache interessante.
Forte abraço desde Paris
Bruno
Participante

estava procurando uma dieta,esta parece combinar comigo.Amo teus vídeos muito obrigada.
Maria
Participante

Oi Seiiti, você disse que batata não é permitido na dieta paleo. Outros tubérculos, como inhame, mandioca, mandioquinha e batata-doce são?
No livro “As fontes da Longevidade” da Heloísa Bernardes consta uma lista de alimentos que roubam energia: batata inglesa, carne vermelha, leite de vaca, peito de frango, laranja, tomate, glúten e trigo.
No caso da batata, é um alimento que rouba energia demais do cérebro para vencer os processos fermentativos e, por isso, produz fraqueza muscular, mental, podendo atingir até os órgãos reprodutores.
Eu consigo ficar sem comer batata, carne vermelha, leite e glúten, mas não sem mandioca… rsrsrs
abraços e parabéns pelo vídeo!
Lorena
Participante

Estou muito empolgado com os assuntos tratados aqui. Porque poucos nutricionistas nos ajudam de verdade. Então é melhor procurar se conhecer melhor e aprender o que nos faz bem e o que faz mal.
Louipe Lima
Participante

E para atletas, que normalmente antes/durante de treinos/competições necessitam de um carboidrato de rápida absorção. Qual outra fonte de energia seria a melhor? O que comer? Seria recomendado a dieta paleo para atletas(esporte de endurance)?
Henrique Nicco
Participante
Tecnico de Triathlon
CREF 023391-g/pr
Curitiba – PR

Olá, Seiiti,
gostaria de saber sobre a tapioca e a farinha de aveia. Esses ingredientes podem fazer parte da dieta paleo, ou mesmo da metodologia do natugood. Sei que é um estilo de vida, mas gostaria de saber sua opinião sobre esses alimentos no processo do emagrecimento.
Obrigada,
Andreia
Andreia
Participante

Oi, Seiiti. Estou na dieta cetogênica, que é parecida com a Paleo, só que a diferença é que não entram os tubérculos. Muitas correntes falam que essa dieta não pode ser feita a longo prazo, por não haver consumo de carboidratos, e porque sobrecarrega o corpo com corpos cetônicos. Eu particularmente não concordo, pois os legumes e verduras contém carboidratos, na quantidade adequada e mais saudável que possamos ingerir. Mas, vejo em muitos sites, orientações de que não podemos ficar sem comer esses “carboidratos” que comíamos, como por exemplo, o trigo, por mais de 15 dias. Mesmo não sendo a dieta paleo, você sabe algo sobre o assunto? Preciso de uma orientação. Esse é um estilo de vida que eu adotei e estou me sentindo muito bem, e emagrecendo gradualmente, mas minha saúde vem em primeiro lugar. Obrigada. Abraços. Elisa Mara.
Elisa Mara
Participante

Olá Seitti. Muitos parabéns pelos excelentes vídeos informativos, estou a devorá-los. Você e o Dr. Souto têm-me dado muito que pensar.

Queria pedir se seria possível desenvolver o tema da dieta paleo em doenças auto-imunes, e mais especificamente em hipotiroidismo de Hashimoto.

Breve resumo da minha situação: há 4 anos diagnosticada com a doença (após periodo em que fui tratada para depressão ? ). Estou com medicação à base de levotiroxina para repor a hormona em falta. De há ano e meio para cá, comecei a mudar a minha maneira de alimentar, a ganhar gosto por treino físico e já lá vão 33kg perdidos. Inicialmente fiz uma pseudo-dieta do guerreiro (Ori Hofmekler), conhece? Periodo de consumo de alimentos naturais durante o dia (fruta,legumes crus,chás…no meu caso foi-me útil fazer batidos com legumes, frutas e sementes) e à noite um período de overeating (havia o cheat day ? ). Comecei aqui a reduzir com os hidratos e a deixar a fast-food e refrigerantes e a perda de peso foi acentuada.

Há cerca de 8 meses estou com um nutricionista pois além de não poder treinar como antes por lesão nos joelhos (fazia treino HIIT), perder os últimos 10kg estava difícil. Aí a abordagem foi alta proteína (+/-150g carne ou peixe em cada refeição), baixo em hidratos (+/-100g a uma das refeições geralmente almoço, mas na mesma com 2 fatias de pão ao pequeno-almoço, no meu caso era o pão prokorn) e baixa em gorduras (queijo magro, iogurtes sem adição de açúcar e sem gordura, fiambre de perú ou frango e iogurte grego também light. mas introduzi os frutos secos (+/-20g dia) e grelhados sem usar gorduras, nada de manteigas e também poucos ovos). Isto para uma dieta ainda de perda de peso. Também havia o cheat day, que inicialmente fazia questão de o aproveitar bem e agora já consigo filtrar muito bem para mim o que é batota e não saio por aí atrás de doces, o que eu penssva que seria o mais difícil para mim (curioso o nosso organismo, não?); no meu caso é sushi 2/3 vezes por mês e um copo de vinho tinto ao fim de semana ?

Recentemente, há coisa de 2 meses e pouco, por minha iniciativa reduzi muitos os cereais e já não almoço com o acompanhamento de arroz ou batata ou massa…somente em ocasiões muito raras, talvez 2 a 3x na semana inteira, mas ainda mantenho as 2 fatias de pão ao pequeno-almoço, pois é o mais difícil para mim de deixar porque não sei o que substituir. Como agora sem medo 1 ovo também ao pequeno-almoço e sabe pelos céus. Perdi bastante peso nesta fase, cerca de 7 dos 10kg que queria (mas 3kg foram de massa magra uma vez que parei os treinos e espero ser operada aos joelhos). Pronto, admito que a massa gorda ainda está em 26% ?

A semana passada, comprei o livro de Loren Cordain (edição actulizada) para me iniciar no “que é isto de ser paleo?” e principalmente como posso aplicar na minha doença porque o meu foco agora seria testar em mim, uma vez que sei que não há estudos significativos que relacionem a dieta paleo na remissão de uma doença auto-imune. O meu nutricionista torceu um pouco o nariz às mudanças que quero fazer, mas disse para tentar cortar tudo o que tem glúten e que não me preocupasse com os lacticínios. Andei a ler e vi algumas coisas que consumo e que podem piorar doenças auto-imunes (deixo aqui os links https://www.hashimotoshealing.com/hashimotos-diet-keys-to-success/ e http://paleoleap.com/nightshades/ ), como pimentos, malaguetas, beringelas e os tão saborosos lacticínios e ovos (algo relacionado com a permeabilidade do intestino, certo?).

Aqui entra a minha confusão, e um pouco de frustração: se segui o Loren Cordein, nada de lacticínios, nada de carnes processadas, gordurinhas saturadas né? (só bacon ou fiambre no meu caso), nem leguminosas (que ainda como também).Juntando o que se pode excluir para doenças autoímunes!!!! Meu Deus, como o quê? E sem sabor nenhum? Vê onde preciso de ajuda?

Não alterarei nada enquanto não tiver informação suficiente e um plano a aplicar. As análises em Abril ainda relatam um caso acentuado de anticorpos antitiroideus, (mas não há valores de risco de diabetes, colesterol, pressão arterial ok, fígado ok). Vou repetir análises em Janeiro e depois disso queria começar a implementar mudanças. (Lá se vai o itadakimasu no sushi ;( )

Desculpe o testamento, mas há cada vez mais pessoas com doenças da tiróide e tudo o que os médicos me dizem é “tem a medicação e está controlada!” Controlada nada!!! Porque cada vez que faço uma ecografia, reparo que a tiróide está cada vez mais “atacada”. Acredito que possa não ter solução, mas não desistirei antes de tentar. Sei de relatos de pessoas que tiveram bons resultados com a dieta paleo e mais aí no Brasil até devido aos profissionais paleo que há, mas aqui em Portgual ainda está a demorar muito a aceitarem esses conceitos.

Peço então a sua ajuda e também do Dr. Souto se possível, porque vocês estão mais familiarizados com nutrição e podem fazer um trabalho excelente no qual eu confio muito e sei que há uma grande lacuna respeitante a este tema.

Muito obrigada pelo tempo dispensado e desejo a todos um Feliz Natal ?

Liliana Ramos
Participante

Obrigada, pois foi atravez do natugood que (re)descobri um mundo, não conhecia a dieta low carb, mas ha mais de 10 anos descobri a dieta de atkins e consultei, com o intuito de fazer a dita dieta, mas a medica foi muito taxativa me dizendo que iria prejudicar a minha saúde e estragar os meus rins (meu pai ja tinha problema renal e fazia dialise). Ai tentei fazer reeducação alimentar com base na dieta que ela me deu.

Hoje continuo acima do peso, mas com algumas diferenças: minha idade aumentou, trigliceridios tambem, colesterol tambem e a glicose no limite da normalidade.

Ainda não comecei a fazer a dieta pois estou tentando excluir algumas duvidas que ainda tenho (pois ja exclui muitas aqui e no site do dr. souto) e pretendo consultar um medico que seja adepto da dieta low carb.

Bom eu tenho 2 duvidas

O gengibre posso usar a vontade?

E sementes como linhaça, gergelim e chia pode ser consumidas?

Pois o meu cafe da manha é um copo de leite feito em casa de amendoim, ou linhaça, ou aveia, ou arroz, ou grao de bico. Mas eu ainda poderei fazer meu leite de linhaça, ou gergelim, ou talvez coco?

Desde já muito obrigada pois a natugood me abril um leque de alternativas que eu desconhecia e fico no aguardo ansiosa por um retorno.
Suzi Soares
Participante

Minha duvida é: Em 1 dieta Paleo se diz cortar (ou pouco carbo), E no caso dos Carboidratos bons, n entra em 1 dieta? Por ex, Batata Doce, Tapioca… Devo consumi-las em pouca quantidade (quantidade necessaria de carbo p dieta) ou quanto + eu cortar melhor? Resumindo: Devo cortar a Batata Doce e a Tapioca ou devo consumila apenas o valor Diario de carbo?
Hermans Assunção Godinho
Participante

Olá Seiti,
Meu nome é Clécio, estou buscando conhecer cada vez mais a dieta paelo e minha duvida hj é com relação ao uso de cenoura e beterraba é liberado? e o coco in natura? eu gosto muito após as refeições como sobremesa. É correto?? Abraço
Clecio dos Santos Alves
Participante

Ok , muito bom mas , gostaria de saber a respeito da mandioca, cenoura , beterraba , da banha de porco , da carne de porco propriamente e do mel …..
Harley
Participante

Envie suas dúvidas

Entre em contato conosco para continuarmos produzindo melhores materiais. Clique aqui para começar.